Eu trabalho com:

  • Serviços Técnicos
    Pré-Venda

Serviços Técnicos Pré-Venda

Voltar
Início Serviços Serviços Técnicos Pré-Venda

Acompanhamento de Projetos

A Saint-Gobain Canalização coloca à disposição sua equipe técnica de engenheiros para o acompanhamento e apoio no desenvolvimento de projetos. Esta parceria entre Saint-Gobain Canalização, projetista e cliente final pode se dar em qualquer etapa do projeto, indo desde o estudo de viabilidade técnica até a instalação do produto e a realização de testes. Na etapa de projeto propriamente dito, a Saint-Gobain Canalização realiza diversos cálculos e análises orientativas como optimização do traçado através de software interno, de forma a reduzir o número de conexões encontradas, dimensionamento de ancoragens como bloco de concreto e juntas travadas interna e externa, comparativos de custo entre tipos de ancoragens e entre diferentes materiais, estimativa de vida útil dos tubos utilizados para o transporte de polpa de minério através do Índice de Miller e aplicações especiais como solos com baixa resistência mecânica, travessias aéreas e subaquáticas, assentamentos em declive, instalação em tubo camisa, dentre outros.



Análise de Viabilidade Econômica

A Saint-Gobain Canalização realiza também um comparativo econômico entre diferentes alternativas disponíveis a serem consideradas no projeto. Neste estudo leva-se em consideração o custo de implantação, ou seja, o custo com material mais o custo com instalação e o custo de operação da linha. Sendo assim, para definição da melhor solução, a comparação entre os diferentes materiais e diâmetros é feita considerando o custo global da obra.



Dimensionamento de Ancoragens

A Saint-Gobain Canalização realiza de forma orientativa o dimensionamento de blocos de ancoragem, juntas travadas interna e externa, dormentes e pilaretes. Para isto, alguns dados do projeto devem ser enviados como pressões de serviço e de teste admissíveis, presença ou não de lençol freático, peso específico e ângulo de atrito do solo e altura de recobrimento.



Estudo de Deflexão Angular

Aproveitando-se da vantagem da junta elástica dos tubos de ferro fundido dúctil com extremidade ponta e bolsa, podemos utilizar a deflexão angular permitida pela mesma para otimizar o traçado tanto do perfil como da planta do projeto. Através do estudo de deflexão angular torna-se possível diminuir o número de curvas previstas e consequentemente o número de ancoragens necessárias, sejam blocos de concreto ou juntas travadas, proporcionando assim uma elevada economia para o projeto.



Medição do Potencial Corrosivo do Solo

Com o objetivo de propor aos clientes a proteção anticorrosiva mais adequada às condições do projeto, a Saint-Gobain Canalização realiza a medição do potencial corrosivo do solo onde a tubulação será instalada. Para isto é utilizado o Sistema dos 10 Pontos previsto pela DIPRA – Ductile Iron Pipe Research Association, em que os parâmetros como resistividade elétrica, pH e potencial redox do solo são levados em consideração. A resistividade elétrica é medida in loco pela Saint-Gobain Canalização através do Método de Wenner e amostras do solo são coletadas e enviadas para análise química dos demais parâmetros em laboratório especializado.