Encontre o site da sua região.
O Caminho Seguro das Águas

Estratégia de desenvolvimento sustentável

Estratégia de desenvolvimento sustentável

Em contrapartida ao consumo de carvão mineral (combustível fóssil não renovável) a Saint-Gobain Canalização sempre utilizou o carvao vegetal (combustível renovável), nos seu processos produtivos, e no ano de 2011 optou pela instalação de uma unidade própria especializada na produção desse insumo. 

 

A PAM Bioenergia que hoje conta com capacidade de produção de 2.500 ton. de carvão vegetal por mês, sendo responsável pelo abastecimento de 40% desse insumo energético utilizado na usina da Canalização em Barra Mansa. 

 

 

O processo de produção de carvão vegetal possui matéria prima de origem sustentável. Através do investimento em técnicas de manejo florestal especializadas, os plantios de clones de Eucalyptus são capazes de atingir alto rendimento em volume de madeira aliado a proteção e preservação do meio ambiente.  

Produção florestal e a mitigação das mudanças climáticas

A PAM Bioenergia é responsável pela gestão de 42 projetos florestais, totalizando cerca de 11.000 ha de florestas plantadas e mais 7.000 hectares de área de preservação e reserva legal. Projetados conforme estratégia de manejo sustentável, os plantios florestais juntamente com a vegetação nativa preservada formam os chamados mosaicos florestais, possibilitando a obtenção da madeira de forma economicamente rentável e ambientalmente responsável.  
 

As florestas são verdadeiros sumidouros de carbono, por meio do processo natural de fotossíntese as árvores possuem a capacidade de remover o carbono da atmosfera e fixar em sua própria estrutura, possibilitando a redução da concentração de GEE, um dos principais causadores das mudanças climáticas. Atualmente as florestas da PAM Bioenergia garantem que todo o carbono emitido pelas nossas fábricas seja sequestrado e estocado, possibilitando um balanço positivo em nossos processos produtivos. 

Conheça nossas metas e compromissos 2050

11.000 ha de florestas plantadas

+ 7.000 ha de vegetação nativa protegida

42 projetos florestais

30.000 ton de carvão/ano de potencial produtivo

Benefícios e serviços ambientais das florestas

Benefícios e serviços ambientais das florestas

As áreas de vegetação nativa preservadas totalizam mais de 7.000 ha, o que representa 44% da área total pertencente à empresa. Situadas no bioma Mata Atlântica, as florestas protegidas da PAM Bioenergia desempenham um importante papel na proteção de espécies nativas da flora e da fauna brasileira, algumas dessas ameaçadas de extinção.

Nesse contexto, além da da remoção de carbono, as florestas promovem diversos serviços ecossistêmicos como a conservação dos recursos hídricos, proteção do solo, regulação do clima, melhoria da qualidade do ar e desenvolvimento de habitat propício para refúgio da vida selvagem. Promovendo a biodiversidade e equilibrando ecossistemas locais.

 

Baixe nosso relatório de sustentabilidade 

Nossas reservas

  • Cachoeira Fazenda Areão - Município Bom Jardim de Minas
  • Cachoeira Fazenda Capim Verde - Município de Lima Duarte (MG)
  • Corredor Ecológico - Fazenda Campim Verde - Município de Lima Duarte (MG).
  • Floresta Nativa e Floresta Plantada - Fazenda Campinho - Município Lima Duarte

Nossas atividades

Através das boas práticas silviculturais, a empresa fornece todas as condições necessárias, ao longo dos 7 anos, para que os plantios de Eucalipto atinjam máximo potencial produtivo. Algumas das práticas adotadas: Adubação do solo, roçada e desbrota. Juntamente com a proteção da vegetação nativa, a silvicultura é uma grande aliada na proteção do solo e dos recursos hídricos.

Baseado na coleta de dados em campo e elaboração de modelos estatísticos, o setor realiza estimativas precisas do volume de madeira, biomassa e carbono das florestas. Possibilitando a elaboração do planejamento estratégico e tomada de decisão mais assertiva.

Responsável pela cadeia de processamento da matéria prima, a colheita florestal realiza a derrubada das árvores, traçamento das toras de madeira e o transporte até a unidade produtiva de carvão vegetal.

Através do processo de carbonização, a produção exerce o papel de transformar a matéria prima (toras de madeira) em carvão vegetal. Atualmente a PAM Bioenergia opera 36 fornos de alvenaria, que sob condições controladas de temperatura e processos 100% automatizados, permitem a produção em larga escala aliada a garantia de qualidade do produto.

Conheça as nossas metas e compromissos de sustentabilidade

Saiba mais